Fototerapia Para Manchas

É um tratamento indolor, não invasivo, realizado por meio da Luz Pulsada Intensa (LIP) que auxilia no clareamento de melanoses e manchas senis da área através da fototermólise seletiva das células. A melanose também é conhecida como mancha senil, apesar de não estar diretamente ligada ao fator idade, são manchas solares que aparecem com o passar dos anos. Mais comum nas mãos, ombros, colo e rosto, essa coloração escurecida aparece em razão da exposição solar ao longo do tempo.

Vantagens e Benefícios:
  • Tratamento indolor e seguro;
  • Clareamento das manchas;
  • É um método indolor;
  • Não invasivo;
  • Melhor custo benefício do mercado. 
Cuidados Importantes:
  1. Não é permitido exposição ao sol das áreas a serem tratadas antes e 30 dias após a sessão;
  2. Hidratação constante da pele;
  3. Utilizar filtro solar diariamente;
  4. Comunicar sempre que houver ingestão de medicamentos fotossensibilizantes;
  5. Suspender utilização de cremes ou cosméticos com ácidos. Ácidos retinóicos ou outros tipos de ácidos a serem avaliados, o paciente só poderá realizar 30 dias após a suspensão.
  6. Outros cuidados específicos conforme as particularidades de cada um que são orientadas no dia da avaliação.

Está com Dúvidas MAN sobre Fototerapia para Machas?

São manchas que possuem formato arredondado, de coloração acastanhada clara, escura ou negra e que surgem nas áreas de maior exposição solar como rosto, mãos, braços, colos e região dorsal (nas costas), especialmente em indivíduos de pele clara após os 30 anos de vida. Essa hiperpigmentação é decorrente da exposição à radiação ultravioleta (UV), originada pelo aumento de número e atividade dos melanócitos (células produtoras de melanina). Os melanócitos agredidos passam a difundir a melanina irregularmente ao longo da pele.

Através da Luz Pulsada ocorre a lise (quebra) de melanossomas por ação do calor, assim a melanina é fragmentada em pequenas partículas. As células que contém melanina são danificadas, apresentando respostas de clareamento à luz:

  • Escurecimento: Agregação da melanina;
  • Eritema ao redor: processo inflamatório;
  • Clareamento tardiamente: formação de crostas que desprendem em 10 a 12 dias;

A fototerapia para manchas (melanose) é contra indicado para pessoas que possuem dermatites atópicas, portadores de câncer de pele, vitiligo, psoríase, herpes ativo, melasma, em uso de medicamentos fotossensibilizantes e isotretinína, diabetes descontrolada e peles bronzeadas.

O número de sessões sugerida para um bom resultado são de 6 sessões.

As sessões levam em média de 20 a 30 min.

O intervalo de tempo das sessões durante o tratamento é de 30 dias.

Fototerapia para Manchas

Fototerapia para Manchas