FOTOTERAPIA PARA ACNE

É um tratamento indolor, não invasivo, realizado por meio da Luz Pulsada Intensa (LIP) que auxilia a secagem e redução das acnes, através de dois efeitos:  o primeiro é o efeito fotodinâmico desencadeado pela luz emitida que são absorvidos pelas porfirinas produzidas pelo Propionibacterium acnes, que culminam com a formação de radicais livres de oxigênio responsáveis pelo efeito bactericida; o segundo mecanismo baseia-se na fototermólise seletiva dos vasos sanguíneos que nutrem a glândula sebácea: ao reduzir o fluxo sanguíneo, a taxa de secreção da glândula sebácea decresce. O resultado final é a eliminação gradual da acne e suas sequelas.

Vantagens e Benefícios:
  • Tratamento indolor e seguro;
  • Melhora da textura da pele;
  • Estimula neocolágenese;
  • Reduz a inflamação de lesões de acne;
  • Ameniza marcas e cicatrizes de acne;
  • Pode ser associado a outros procedimentos e medicações;
  • Tratamento não invasivo;
Cuidados Importantes:
  1. Evitar exposição excessivo ao sol das áreas a serem tratadas antes e após da sessão por até 15 dias;
  2. Hidratação constante da pele;
  3. Utilizar filtro solar diariamente;
  4. Comunicar sempre que houver ingestão de medicamentos fotossensibilizantes;
  5. Suspender utilização de cremes ou cosméticos com ácidos. Ácidos retinóicos ou outros tipos de ácidos a serem avaliados, o paciente só poderá realizar 30 dias após a suspensão;
  6. Outros cuidados específicos conforme as particularidades de cada um que são orientadas no dia da avaliação.

Está com Dúvidas MAN sobre Fototerapia para Acne?

Acne é uma inflamação das glândulas sebáceas da pele. Essas glândulas produzem uma substância chamada sebo, formada por diversos tipos de gorduras e de causa multifatorial como: Desequilíbrio hormonal, genética, alimentação (intolerâncias), consumo excessivo de doces, açucares e carboidratos industrializados, suplementação, medicamentos, entre outros.

A emissão de Luz Intensa Pulsada, age através de 2 mecanismos: nas porfirinas endógenas produzidas pela bactéria, causando um stress oxidativo e induzindo a fotodestruição das células afetadas, resultando na eliminação gradual da acne e suas sequelas. As porfirinas (enzima integrante do ciclo da bactéria) se tornam quimicamente ativas e liberam oxigênio, este, age diretamente na bactéria que é anaeróbica, e a destrói. E ainda através da destruição dos vasos sanguíneos que nutrem a glândula sebácea, diminuindo sua secreção

O fototerapia para acne é contra indicado para pessoas que possuem dermatites atópicas, portadores de câncer de pele, vitiligo, psoríase, herpes ativo, melasma, em uso de medicamentos fotossensibilizantes e isotretinína, diabetes descontrolada e peles bronzeadas.

O número de sessões sugerida para um bom resultado são de 6 sessões.

As sessões levam em média de 20 a 30 min.

O intervalo de tempo das sessões durante o tratamento é de 15 dias.